quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os cães ladram e a caravana passa...

Os cães ladram e a caravana passa...
Quase todos os dias eu faço uma pequena "viagem". Tenho um percurso de cerca de 6 km diários, sendo 3 km para ir e 3 km para voltar. Faz parte da rotina do meu trabalho. Fabricamos sorvetes e precisamos de leite. Embora sejamos abastecidos por um fazendeiro que sempre nos traz a quantidade que precisamos, ainda assim, temos um outro fornecedor que nos oferece uma quantidade pequena, porém, um pouco mais em conta, em troca disto, precisamos buscar o leite na comunidade rural em que pequeno "leiteiro" reside.

Pois bem, achei que seria interessante essa introdução para que você consiga entender bem o que quero dizer.

O meio de transporte que geralmente uso é uma moto (motocicleta Honda, 125) equipada com um bagageiro que nos dá condições de trazermos o leite dentro dos baldes. Outro meio que usamos em caso de necessidade é uma Fiorino.

Acontece que quase todas as vezes que passo por um determinado local do percurso alguns cães correm em direção a moto, e principalmente quando estou na Fiorino, ela chama mais a atenção deles do que a moto, mas o fato é que eles quase sempre aparecem latindo e correndo atrás dos veículos.

E com base nestas "verdade", quero expor um pensamento que surgiu nestas idas e vindas para roça. 

Sempre que passo eles começam a latir e correm atrás.
Um dia desses, estava na Fiorino e resolvi acelerar bastante para chamar a atenção deles. Quando eles vieram correndo e latindo, eu os observava pelo retrovisor, foi quando pisei no freio e parei o carro de forma bem rápida. Os cães que corriam latindo, e erguiam suas orelhas, logo pararam com um semblante de que nada entendiam. 

Eles não sabiam, mas nesta hora eu já estava rindo daquela situação. Pude ver como eles estranharam, e como eles pararam tão rápido. Fui um pouco mais ousado, engatei a marcha ré, e acelerei fazendo barulho nas pedras que friccionaram ao chão batido e um pouco empoeirado, observava no retrovisor os mesmos cães aparentemente corajosos baixarem suas orelhas e sair correndo de volta para fazenda em que viviam, correram assustados e nem latiram para voltar.

Foi engraçado, mas pude tirar várias lições.

Como dizem os "árabes", os cães ladram mas a caravana não pára.

E isso acontece todos os dias em nossas vidas. Faz parte da nossa rotina.
Quantos sons ouvimos no docorrer do dia que tentam nos parar? Quantos "latidos" ouvimos em nosso local de trabalho, em nossa casa, na rua, na roda de amigos? Quantas pessoas não querem impedir que continuemos nossa labuta nesta vida tão passageira? 

E se não bastasse, quantas vezes ao ouvirmos tais "latidos" não nos assustamos e olhamos no "retrovisor" na tentativa de avistar de onde vem os latido e conseguimos enxergar os "cães" correndo em posição de coragem. Quantas vezes isso tudo nos assusta e traz medo?

São muitas as pessoas que ao se depararem com tais situações desistem de passar por aquele caminho por causa do latido dos cães. Para, se estaciona, liga para o parente mais próximo e desabafa, tenta buscar refúgio num momento que na verdade não precisava, num momento em que precisava simplesmente continuar a jornada e se lembrando da velha frase "os cães ladram e a caravana passa...".

Eu não sei como vai a sua vida, como tem sido os seus planos e seus projetos. Talvez você tenha se intimidado pelos sons contrários, pelos "latidos". Mas lembre-se, na maioria das vezes esses cães só fazem barulho. Quando você parar e reagir de forma que eles não esperam, ele logo correm e desaparecem de vista. É como um sino que emite um som altíssimo, mas nada mais além disso.

Na correria da vida, não deixe as circunstâncias impedir que seu objetivo seja alcançado.
Se eu parasse e tivesse medo do latido dos cães, o leite sempre chegaria coalhado, pois eu fui atrasado pelos cães. 

Eles sempre estarão lá, pronto para latir e causar medo, mas se você estiver firme em seu propósito, faça como faço todos os dias, ignore os sons de fora, e continue olhando para seu alvo, o seu objetivo, enquanto os sons externos diminuem você se aproxima ainda mais do alvo, na medida em que você caminha com seu firme propósito.


Abraços! Que Deus abençoe!

Os cães ladram e a caravana passa...

"[...]esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,"  (Filipenses 3 : 13)

Por: Dieison Henrique


  

2 comentários:

mbdr_ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mbdr_ disse...

Você sabe que não sou uma pessoa que usa palavras bonitas e difíceis para expressar o que eu sinto... kkkkkkkkk
O que tenho a dizer é muito simples, mas verdadeiro:
Parabéns!!!!!!!!! Você vai longe, garoto!!
Muito bom seu texto.
Abraços!!
Mariana Reis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...